domingo, 9 de setembro de 2012

PARABÉNS A SÃO LUIS DO MARANHÃO

Ontem foi o aniversário de 400 anos de São Luis do Maranhão. A única cidade do Brasil fundada por franceses,  invadida por holandeses, mas totalmente construídas por portugueses...Resolvi escrever esse post hoje em homenagem a essa cidade-ilha  tão hospitaleira, cheia de história e cultura...
  Fiz essa viagem no final de junho desse ano, e meu destino principal era os Lençóis Maranhenses...mas claro que tinha que conhecer a capital, São Luís. Decidi ir no mês de junho pois achei passagem baratíssima pela Gol e também por ser a melhor época para ver as lagoas dos Lençóis cheias....Nem me dei conta que era mês dos Arraiais em São Luís, e isso foi um espetáculo a parte...

Ficamos na praia da Ponta D'areia, e ficaríamos dois dias apenas na capital, antes de ir para Barreirinhas, que é a cidade porta de entrada dos Lençóis. Aproveitamos  o primeiro dia para ver o pôr do sol na Ponta d'areia, que é um dos mais belos da ilha de São Luís...

Pôr do sol na Ponta'dareia

No dia seguinte fomos conhecer o centro histórico, tombado em 1997 como  patrimônio da humanidade pela UNESCO. Existem cerca de 3500 prédios históricos no centro, revestidos de azulejos vindo na sua maioria de Portugual. É realmente uma viagem à época do Brasil colônia.

Palácio dos Leões - sede do governo maranhense

fórum de São Luís

cidade toda decorada para o São João

vista do muro do Palácio do governo na maré baixa - uma das maiores vazantes da  América latina

ruas estreitas e escadarias entre casarios portugueses

Aproveitamos também para irmos a um dos arraiais do Bumba meu Boi espalhados pela cidade. Fomos no arraial da Lagoa, que era perto da Ponta d'areia e muito organizado. A entrada é franca e os shows dos bois são lindíssimos...quase um carnaval  de tantas alegorias.

No outro dia pegamos uma Van ao preço de 40,00 por pessoa e saímos  rumo a Barreirinhas. Mas essa é uma cidade muito simples, mas com muitos  atrativos naturais. E esse foi o verdadeiro motivo de ir ao Maranhão. A viagem leva 3 horas e meia.
Aproveitamos para fazer naquele mesmo dia o passeio de jardineira 4x4 para os lençóis. Lá é muito lindo, mas infelizmente, por causa da La Niña, não choveu o suficiente no primeiro semestre para encher as lagoas. Havia apenas uma lagoa cheia para tomar banho, e algumas com pouca água...Mas o cenário ainda assim é deslumbrante.

a viagem até os lençóis nas jardineiras é uma aventura!!!

algumas dunas chegam a 40 metros de altura

as lagoas se formam com a água das chuvas

águas límpidas e um banho refrescante depois de caminhar 2 km  pelo  Saara brasileiro

todos que chegam querem se refrescar, mas a areia não é quente

pôr do sol nos lençóis maranhenses

Também aproveitamos para fazer o passeio de voadeira pelo rio Preguiças e conhecer os pequenos lençóis. Nesse passeio a gente passou pelo vilarejo de Mandacaru e subimos no farol Preguiça. Lá de cima tem uma vista muito linda dos grandes lençóis, dos pequenos lençóis e do mar. Depois passamos em Caburé  para almoçarmos e descansarmos nos redários antes de retornarmos...

pequenos lençóis, rio Preguiças e mangues altíssimos

farol de Mandacaru

vista do farol

redário em Caburé

Fizemos também um passeio de bóia no rio Formiga, também conhecido como Cardosa...águas transparentes e um passeio muito gostoso.

passeio de bóia no rio Cardosa
 Depois de 3 dias em Barreirinhas decidimos voltar  para São Luís e aproveitar os Bois Bumbás da capital...valeu a pena a festa é realmente linda...

no arraial da Lagoa

A gastronomia é maravilhosa...Um prato muito comum por lá é o arroz de cuxá que é uma delícia. Um lugar bom pra comer, tipo bbb, bom, bastante e barato é o bar Por Acaso na Lagoa do Jansen. Lá tem um prato com carne seca, mandioca e queijo super bem servido por 28,00 para dois, num ambiente bem aconchegante na beira da lagoa. A caranguejada também é tipica, mas um pouco difícil de comer...Ahhhh...e não deixe de tomar o guaraná Jesus, patrimônio gastronômico de maranhão

guaraná Jesus

Enfim, foi uma viagem deliciosa...não apenas pelos atrativos naturais, culturais e gastronômicos, mas também por causa de um povo muito simples e hospitaleiro ....sempre disposto a uma boa  conversa e a dar informações. Adorei...

Edmilson Melo disse...

Olá Cristiane,
Muito bacana o seu blog, valeu pelas dicas. Estamos chegando a São Luis neste final de mês. Vejo muitos comentários que tem muito assalto e pra tomar cuidado, vc viu isso por lá? Aquele abraço
"Navegar, oops, digo, Viajar é preciso"!!!!!
Edmilson Melo

Cristiane Ribeiro disse...

Oi Edmilson...sempre tem essa questão da segurança em qualquer cidade grande...mas procure tomar os cuidados necessários...não saia com coisas de valor, enfim....de resto é só aproveitar... eles são muito solícitos...abraços e boa viagem...

Ana Belbut disse...

Olá!

O meu nome é Ana, sou estudante de Relações Internacionais e moro em São Paulo desde Fevereiro. Decidi largar tudo e seguir viagem, meia à deriva, sem dinheiro, pelo Brasil. Apenas contando com a boa vontade das pessoas com quem me cruzar, caronas, trocas de serviços, bicos e mendigagem. Como não vim preparada com material de campismo de Portugal, escrevo para pedir qualquer contribuição, desde um pacote de arroz a um conselho, um saco de dormir a uma tenda que estão a ganhar pó e ocupar espaço, de um cobertor a uma canga, uma bússola a um isqueiro, qualquer coisa pode ser útil! Ficarei extremamente grata a quem puder contribuir e retribuirei de alguma forma igualmente útil.