sábado, 28 de maio de 2011

AOS PÉS DO GIGANTE MALACARA...

No ínicio do ano estava super a fim de uma aventura radical...Já havia visitado o  Itaimbezinho, que é um dos  cânions do Rio Grande do Sul, e na época tinha ouvido falar de uma trilha que se fazia na parte de baixo dos cânions, pelo leito do rio.Era essa mesma que eu queria  fazer....Já fui pra internet pesquisar o roteiro e descobri que a tal trilha era a trilha do Rio do Boi...

Descobrimos um refúgio ecológico, uma pousada radical , incrustada dentro do Cânion Malacara e que oferecia esse passeio e muitos outros. Todos com guias experientes e equipamentos certificados.O nome do Refúgio Ecológico é Pedra Afiada, e quando liguei pra fazer a reserva já perguntei sobre a  trilha do Rio do Boi...Foi a própria dona  da pousada que me atendeu, e ela me sugeriu fazer uma trilha mais leve, já que a do Rio do Boi dura quase um dia inteiro e como eu nunca tinha feito trilha em leito de rio era mais interessante começar com uma mais curta, a do Rio Malacara.
O cânion Malacara no quintal da Pousada

A gente se sente  pequenininho...
          Fizemos a reserva na mesma hora, e dois dias depois já estávamos com o pé na estrada para nossas aventuras radicais....Esse lugar mágico fica muito perto de Porto Alegre, apenas  245 km, e agora, com a 101 duplicada, fica extremamente fácil chegar. Os Cânions ficam na divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A parte de cima deles pertencem a Cambará do Sul no RS e a parte de baixo dos cânions, onde fica a Pedra Afiada, pertence a Praia Grande em SC. Lá estão os dois parques Nacionais contíguos - Aparados da Serra e o da Serra Geral. São verdadeiros monumentos naturais com paisagens belíssimas e quase intocadas.
    Enquanto todos estavam indo para o litoral pegar uma praia, nós estávamos indo desfrutar de um passeio bastante diferente.E a distância da praia de Torres, até os Cânions é de apenas 30 km. Mas aí que está o verdadeiro espírito viajante, mochileiro ou como alguns chamam -  cultura backpacker. É você descobrir lugares maravilhosos, lindíssimos e que estão muuuito perto, e que a maioria não vai...por falta de informação, por acomodação, sei lá eu.....
       Bom, chegamos na Pedra Afiada bem cedinho de sábado às 9 horas da manhã e já nos incluímos nas atividades da manhã. Era uma trilha até a cachoeira do Onça...bem leve, uns 20 minutos de caminhada e uma cachoeira de uns 25 metros de altura.Uma turma fez rappel ao lado da cachoeira (não cheguei nesse nível ainnnda), mas nós preferimos desfrutar da água geladinha e hidromassagem natural que a cachoeira nos proporcionava.

Preparativos para a trilha até a Cachoeira da Onça
Cachoeira da Onça
       Voltamos pra pousada, e o almoço solicitado antes da nossa saída já estava sendo aprontado...uma delícia...Depois aproveitamos a sauna maravilhosa e uma piscina de pedra para relaxarmos da trilha da manhã...A tarde estávamos quase saindo para a trilha do Rio Malacara quando uma chuva muito forte, que se criou em cima dos Cânions, impossibilitou nosso passeio radical. No litoral, em Torres,  tinha sol, mas lá nos Cânions se cria um microclima que é diferenciado  da região.Mas em compensação, a enxurrada fez surgir dezenas de cachoeiras nos paredões dos cânions. Nós contamos umas 25..muito lindo...

descansando na área externa da Pousada

Tiroleza

À noite  o jantar foi italiano...as mesas são previamente escolhidas para que os hóspedes  interajam...não tem televisão nos apartamentos, e tivemos muitas brincadeiras no salão social com participação de todos os hóspedes...muito legal...
      No dia seguinte, acordamos cedinho para fazer nossa trilha pelo rio Malacara...nos preparamos com tornozeleiras bastante reforçadas, pois essa trilha pelo leito do rio tem muitas pedras e  pode machucar nossas canelas.

a correnteza estava bastante forte..um  ajuda o outro...

paradinha para a foto e descanso
.      São apenas 2 kms (ida e volta),  porém se caminha em zig-zag,  isso equivale ao dobro do trajeto. O leito do rio  tem pedras multicoloridas, e  a visão dos altos paredões de basalto de mil metros é de tirar fôlego. A mata Atlântica  é maravilhosa e no final da trilha tem o poço do Malacara que rende um banho super refrescante.

poço do Malacara

Enfim, achei um passeio maravilhoso...Acho que todos os gaúchos e catarinenses que tem o privilégio de ter em seus estados  tais paredões  verticais  de extrema beleza , não poderiam dar  desculpa alguma  para não visitá-los....Fica aí minha dica de um final de semana diferente e inesquecível....Até a próxima viagem...