quarta-feira, 18 de maio de 2011

OUTRA ILHA EM SANTA CATARINA ???

Nas minhas pesquisas de roteiro de férias me deparei com uma tal de São Francisco do Sul em Santa Catarina. É uma ilha também. Mas eu nunca tinha ouvido falar em outra ilha em Santa Catarina, senão a ilha da magia, nossa amada Floripa...Bom, pensei, essa ilha eu não conheço, então é  pra lá mesmo que eu vou...São Francisco do Sul fica  à 200 km ao norte de Florianópolis, na mesma linha de Joinville e essa ilha tem muitas  peculiaridades.Ela é a terceira cidade mais antiga do Brasil,descoberta em 1504...por isso, além de muitas praias, ela tem um centro histórico com um casario em estilo colonial que é  pura viagem ao passado...ah! e muito bem conservado por sinal..O centro histórico é composto por 150 imóveis de origem açoriana,tombados pelo IPHAN.

foto panôramica  do centro histórico à noite
o casario é  muito bem conservado

Tem também a Baía da Babitonga, que eu cheguei a sonhar antes de conhecê-la.É uma das maiores baías navegáveis que o Brasil tem, com águas bem calminhas e nada mais, nada menos que 14 ilhas....

Tem um calçadão  à beira da Baía de Babitonga para passear ...
(lá atrás  é a serra do mar no continente)
 Em São Chico também se encontra o Museu Nacional do Mar, com todos os tipos de barcos e navios brasileiros que já existiram, alguns em tamanho real, outros são maquetes perfeitas..uma verdadeira aula sobre embarcações...programa imperdível ao visitar a ilha.Falando em museu,  também tem o museu histórico,que foi construído no seculo XVIII e  foi no passado, a cadeia pública da cidade...Ah!!!! E tem as cariocas...mas não são as mulheres do Rio não.São  bicas d'agua.Os indígenas deram esse nome. Existem várias bicas dessas espalhadas pela cidade e  ainda é possível beber água potável nelas.

Museu Nacional do Mar

Deixando um pouco de lado a cultura, tem as praias maravilhosas em toda a volta  da ilha...Eu  gostei muito  da praia do Forte, tem águas bem calmas e  o  Forte Marechal Luz, que é uma unidade militar que hoje abriga uma colônia de férias do exército, e é aberto a visitação pública.Nessa praia também tem o morro João Dias que é cheio de canhões, trincheiras e paióis e  uma vista deslumbrante da Baía da Babitonga e do oceano Atlântico.

Morro João Dias - lá atrás, a serra do mar
Na  praia de Ubatuba, o  lugar é bem calmo e  com orla ajardinada e muitas árvores.A praia da Enseada   tem a  avenida Atlântica, é bastante agitada e é a mais procurada pelos jovens.Na praia do Sambaqui existe um local de depósito de conchas onde os índios usavam como cemitério.No costão dessa praia tem várias oficinas líticas onde os índios afiavam suas armas.E depois dos sambaquis tem a Praia Grande e a Praia do Ervino com 30 km de extenção,  paisagens selvagens e estrada de chão...

próximo aos sambaquis
Praia  Grande - área totalmente preservada...lá não tem nada...

Praia Grande- muitas dunas de areia

Série de totens que servem como colunas num bar na Prainha

Um final de tarde nós fomos na praia do Forte e num canto da praia  se formaram  umas lagoas por causa da maré baixa e a água deveria estar uns 25 graus de tão quente por causa do sol...maravilhoso..e a medida que o mar ia enchendo a lagoa , o sol ia se pondo...lindo demais...

Lagoa que se formou - água bem quentinha
 O mar encontra a lagoa enquanto a  maré  sobe.

Pôr do sol na Praia do Forte

Ah! Tem um passeio bem  legal com um iate muito chique, o Principe de Joinville III que faz um percurso pela Baía da Babitonga conhecendo as ilhas e vai até Joinville, mas como nós chegamos na quarta feira de cinzas,eles só teriam passeio de novo na outra semana, pois tinham feito passeios demais no carnaval...Daí nós fomos  com um barco que faz o trajeto São Chico - Joinville , tipo de linha mesmo, e sem o passeio pelas ilhas...Foi o melhor que se pode arranjar para eu matar minha vontade de navegar pela Baía...mas na volta, pegamos o Jetbus, um barco super moderno com ar condicionado,TV e banco de couro...

Viagem de barco de São Chico - Joinville

A volta (Joinville - São Chico) foi mais chique

Até com Tv de plasma a bordo
Chegando com o Jetbus no trapiche de  São Francisco

Bom espero que tenham gostado e fiquem curiosos pra conhecer esse lugar mágico...Se tiverem alguma dúvida, sugestão, crítica ou elogio, não esqueça de deixar seu comentário logo aí embaixo....até o próximo post...