domingo, 19 de fevereiro de 2012

SALVADOR, MORRO DE SÃO PAULO E MARAÚ

Estava em dúvidas se realmente iria achar um litoral mais bonito que Alagoas e o Rio de Janeiro...Ainda mais na Bahia...Mas depois de muitas pesquisas decidi meu roteiro de fim de ano...Começando por Salvador, para conhecer a capital soteropolitana, depois Morro de São Paulo, a ilha mega famosa da Bahia e por último, um pouco desconhecido para a maioria, Barra Grande na Península de Maraú. Total : 10 dias na Bahia...

Farol da Barra - cartão postal de Salvador

Chegando no aeroporto, alugamos um carro, pois só a corrida de táxi até a Barra (onde ficava nosso hotel), já era o preço de uma diária do carro. Assim podíamos passear por vários lugares turísticos com mais facilidade. Naquele mesmo dia fomos ao Pelourinho, passeio imperdível a quem vai a Salvador. Mas para quem quer sentir mesmo o clima do pelouro é bom ir numa terça - feira, que é o dia da benção e vários grupos famosos como o  Olodum se apresentam.

sempre tem um grupo fazendo suas apresentações de rua
Essa igreja é linda...e com o pôr do sol ficou mais ainda
 Aproveitamos para jantar no pelourinho...um restaurante bem típico baiano...minha pedida foi o prato típico de Salvador: moqueca de peixe...maravilha,  bastante temperado e com uma pimenta porreta que vem separada, pra não assustar os turistas...

moqueca de peixe...a farofa feita  com óleo de dendê é ótima

Para o dia seguinte, o programa era a praia do Forte, distante mais ou menos 70 km ao norte de Salvador. Uma praia linda, totalmente planejada e onde fica a matriz do projeto Tamar. O Projeto fica bem no centro da Vila atrás da igreja, custa 16,00 o ingresso e você pode sair e entrar qualquer hora. Lá tem tanques enormes com peixes, arraias e tubarões...E muitas tartarugas...às 18:00 tem a aberturas de ninhos onde tartaruguinhas são retiradas da areia e largadas no mar..muito lindo tudo lá...não dá para perder...

olha o tubarão vem vindo!!!!!

ninhos das tartaruguinhas e ao fundo a praia do forte na maré baixa

tartaruga marinha
tartaruguinha que acabou de nascer...

Aproveitamos que estávamos de carro  para conhecer algumas praias famosas ao norte de Salvador, como Itapuã, Stella Maris e Flamengo e também a lagoa do Abaeté.

Lagoa do Abaeté

No terceiro dia  fomos conhecer a Baía de todos os Santos. Existem vários passeios que visitam as ilhas da Baía. No Centro Náutico, atrás do Mercado Modelo, tem saídas diárias por volta das 9:00 da manhã com volta às 17:00. Fomos a ilha dos Frades e depois à  ilha de Itaparica, onde almoçamos. O valor do passeio vai de 35,00 a 60,00 por pessoa.  Eu comprei meu passeio pela internet, pois  nos hotéis eles vendem esse mesmo passeio pelo dobro do preço.

Ilha dos Frades

Aproveitamos quando chegamos de volta ao continente para ir ao Mercado Modelo fazer umas comprinhas (é o lugar mais barato para comprar lembrancinhas da Bahia) e ao elevador Lacerda, pois fica tudo bem pertinho...Só me decepcionei um pouco com o elevador Lacerda, pois achava que ele era panorâmico, já que a vista de frente é linda por demais. Mas depois me dei conta que isso  é pedir demais, já que ele foi inaugurado em 1873. Mas chegando lá em cima a vista é belíssima e rende boas fotos...

Vista da Baía de Todos os Santos e Mercado Modelo
No final da tarde ainda conseguimos assistir  o pôr do sol na Barra, um dos cenários mais lindos de Salvador.

sem palavras

Mas a minha passagem por Salvador seria curta mesmo, meus destinos principais seriam o Morro de São Paulo e a Península de Maraú.
  No outro dia pegamos o catamarã rumo a ilha do Morro de São Paulo. O ideal é pegar o primeiro horário, que é por volta das 9:00, pois  o mar ainda  está relativamente calmo, pois é bastante enjoativa essa viagem. Muitos fazem esse percurso pelo continente pois não aguentam 3 horas em alto mar. É isso mesmo...eles dizem que a viagem dura pouco menos de 2 horas mas na verdade é quase 3 horas. Mas chegando lá, esquecemos qualquer enjôo...é um lugar  muito lindo, bem preservado. Sem poluição, sem buzinas, sem stress. Lugar perfeiro para relaxar. Lá não circulam carros. A maneira de você levar suas malas até sua pousada  é através de taxistas como mostra a foto abaixo...

no táxi vai só as malas...você acompanha à pé mesmo...
                  Como as imagens falam mais que mil palavras, aí vão algumas fotos do Morro de São Paulo

piscinas naturais que se formam na primeira praia na maré baixa

deck  de madeira ladeando toda a segunda praia

bar em cima da  2° praia ...vista maravilhosa e uma tapioca muito boa

praça central do Morro

Vista da  1° e  2° praia do alto do morro da Tiroleza

Não deixe de ver o pôr do sol na Toca do Mosquito
      Depois desses cenários lindíssimos, mais nos esperava...a Península de Maraú... Ainda pouco conhecida, logo estará super badalada assim como o Morro de São Paulo. Fica a 180 km ao sul de Salvador. A península está localizada na baía de Camamu, terceira maior do Brasil. São 40 km de praias com águas mornas e claras, recifes de corais e piscinas naturais. Para chegar, a melhor opção é ir até Camamu e de lá fazer uma travessia de barco pela baía, chegando ao cais de Barra Grande, onde estão a maioria dos hotéis e pousadas. Outra opção, que agrada mais aos aventureiros radicais, é o acesso por terra, mas são 40 kilômetros de chão batido. Se você acha que o Morro é rústico demais por não ter carro, em Maraú, até tem carro, mas não tem asfalto, nem calçamento, nem banco e nem caixa 24 horas. É um lugar pra desfrutar do que a natureza realmente oferece. A piscina natural  de Taipu de Fora, que é uma das praias da Península, é a maior do Brasil, com 1 km de extensão e 500 metros de largura, formada durante a maré baixa.  A profundidade varia de 1 a 4 metros...Como eu adoro mergulhar de snorkel, passei horas submersa...Bom, aí vão algumas fotos desse lugar paradisíaco ainda pouco conhecido pelos brasileiros...Ah!! E também um vídeo subáquatico que fiz  na piscina natural de Taipu de Fora.

piscina natural de Taipu de Fora

Lagoa do Cassange, com a praia de mesmo nome ao fundo

caminho das bromélias gigantes

lagoa do Cassange

praia  Ponta do Mutá - água tranquila, coqueiros e mata nativa

olha a piscina natural de Taipu de Fora se formando aí atrás

adoro mergulho de snorkel

Taipu de Fora : coqueiros e recifes de corais

Pôr do sol em Barra Grande

Além das imagens que valem muitas palavras, um vídeo subquático nos dá uma idéia bem melhor do que se forma nesse paraíso no sul da Bahia...

Como estávamos bem ao sul de Salvador, marcamos de embarcar no  aeroporto de Ilhéus...Foi uma aventura muito grande toda a viagem, pois o carro alugado só usamos em Salvador. Depois usamos ônibus de linha, lanchas, barcos, jardineiras e catamarã...Enfim, os lugares mais bonitos do Brasil exigem essas aventuras, mas vale muito a pena, pois só assim conhecemos de verdade o que nosso maravilhoso país tem pra oferecer...Até a próxima viagem.

Angelica disse...

Salvador é a minha cidade favorita, e Morro de São Paulo é uma ilha espetacular! Eu queria ir morar lá com meus filhos e trabalhar em um restaurante. Eu moro em São Paulo e trabalho em dois restaurantes em sao paulo, então eu tenho experiência!