sábado, 29 de outubro de 2011

ANGRA, PARATY E BÚZIOS...INESQUECÍVEL




     

            Já fazia tempos que queria conhecer o Rio de Janeiro, mas não  a capital, que eu já conhecia, e  sim o litoral do estado que tem 635 kilômetros...Queria conhecer a baía de Angra dos Reis tão famosa por suas ilhas, queria conhecer Búzios, que foi tão bem vendida na novela Viver a Vida. Aliás, o Rio é muito bem vendido pela Globo, nas suas novelas e realmente ao vivo é belíssimo.

Pão de Açucar

   Primeiro passo era achar uma boa promoção de  passagem aérea para lá... viajante com estilo mochileiro faz isso mesmo... adora sites de companhias aéreas. Consegui a 99,00 de Porto Alegre ao Rio. Depois então  começa a pesquisa  em sites e blogs de viagens sobre os lugares mais bonitos pra se ver, pois teria somente 5 dias e queria ver de Angra à Búzios e elas ficam à 400 kilometros uma da outra.
     Chegando no aeroporto alugamos um carro, pois o custo benefício seria muito maior do que pegar táxi e ônibus, e  daria mobilidade e possibilidade de conhecer mais lugares em menos tempo.Já saímos direto pra Angra dos Reis rumo ao sul do estado fluminense. Angra possui águas cristalinas e de boa temperatura o ano todo. Sua baía, com 365 ilhas e 2000 praias é abrigada dos ventos e do mar aberto, o que faz dela o melhor lugar para navegação no Brasil. O que me chamou a atenção foi a mata atlântica praticamente dentro do mar...uma vegetação muito densa com montanhas e muito verde...

Praia de Biscaia na Ponta Leste
mato, morros e mar
       Fomos direto para a pousada que reservamos na praia de Biscaia, na Ponta Leste. É um lugar longe do centro de Angra, mas uma praianha com areia fina e bem pequena com águas calmas, bem como eu gosto. Aliás, Angra não tem ondas...pois é protegida pela Ilha Grande do mar aberto. Por falar em Ilha Grande, essa é um atrativo a parte mas infelizmente não pudemos ir por falta de tempo. Lá tem 106 praias com cachoeiras, montanhas e muitas trilhas abertas pelos índios e que são as mesmas usadas até hoje.
        Na própria pousada já programamos o passeio do dia seguinte por algumas das ilhas da baía. Há escunas que  buscam a gente na praia em que estamos hospedados, ao invés de irmos até a cidade de Angra para pegar o barco que sai do Cais de Santa Luzia.O valor do passeio sai por 30,00 e não está incluido o almoço.

escuna que nos leva pelas ilhas


Ilhas  Botinas ao fundo
     Nós fizemos o seguinte trajeto: paramos na ilha de Cataguases, que é a mais caribenha de Angra...lugar belíssimo...depois passamos pelas ilhas  Botinas, que é o cartão postal de Angra, mas não tem praia, você cai na água de bóia e não dá pé...os peixinhos comem nas tuas mãos... mas eu particularmente não gosto de lugar que não dá pé...prefiro onde tem praia e piscinas naturais..depois fomos almoçar na praia das Flexas na ilha da Gipóia. O passeio era pra incluir a Freguesia de Santana na Ilha Grande , mas como nós éramos apenas 8 pessoas no barco, o barqueiro inventou uma desculpa e não nos levou até lá...de modo que não pudemos conhecer a Ilha Grande.


Ilha caribenha de Cataguases

um verdadeiro paraíso


nadando com peixinhos na Ilha Botinas
Sobre a gastronomia, percebemos  que infelizmente eles não sabem fazer um bom peixe...tudo muito gorduroso...Gostamos muito foi duma picanha que comemos na Casa da Picanha no cais de Angra. Sair aqui do sul pra comer picanha em Angra é um tanto discrepante...mas foi o lugar que melhor comemos,  e era um prato "honesto"...pelo preço e pela quantidade...

    Aproveitamos que estavamos de carro para conhecer a Marina Verolme, a maior marina da américa latina...lá onde uns pobres coitados guardam seus barquinhos durante o ano...cada iate de cair o queixo...e a maioria tem aquilo apenas para lazer no verão...levar uns amiguinhos pra sua ilha, fazer uma pescaria com instrumentos náuticos que tu nem imagina que existam..vale a pena uma paradinha lá pra ver a riqueza da burguesia..é aberta ao publico e tem um restaurante bem bonito lá dentro...

Marina Verolme


    Também fizemos de carro  a estrada do contorno, um dos corredores turísticos de Angra...ele dá a volta inteira pelo centro de Angra e é cercado de muito morro, mato, praias, cachoeiras  e várias ilhas, inclusive a ilha de Caras. Lá também você passa pelo colégio naval contruido entre 1911 e 1914. Foi pouco o tempo pra conhecer a região. Aconselho no mínimo uns 3 dias completos pra conhecer melhor as ilhas e fazer pelo menos dois passeio de dia inteiro.




       Já que estavamos lá no sul do Rio de Janeiro resolvemos ir à Paraty, linda cidade histórica  com belíssimas ilhas e praias também...Chegando lá havia um festival internacional de fotografia.Gringos de várias partes do mundo com seus canhões nas mãos tirando fotos de cantinhos  daquelas casas de mais de 400 anos. Paraty tem uma agenda cultural fortíssima. Fomos também mais ao sul conhecer a praia de Trindade, já na divisa com São Paulo, e chegando lá havia vários  cenários montados para as filmagens de um longa metragem...aproveitamos para tirar fotos com os cenários do tempo do descobrimento do Brasil. Na volta conhecemos um alambique, o Engenho d'Ouro, já que as cachaças de Paraty são famosíssimas no Brasil.

ruas de pedras e casas de 400 anos
cachaças de |Paraty
              
  Também ficamos pouco tempo, apenas um dia.No outro dia cedinho arrumamos nossas malas  para ir até a capital, e de lá rumo a Cabo Frio, conhecer o norte do estado. 






Igreja das Dores - contruída em 1800 por mulheres da aristocracia  paratiense
                                                                                                       
    
  Chegamos por volta do meio dia na capital e eu matei minha vontade de dirigir no trânsito de outra cidade grande que não fosse a minha. Fomos para  a zona sul vislumbrar o calçadão de Copacabana, o morro Dois Irmãos, a lagoa Rodrigo de Freitas, e vários outros cenários  que a cidade maravilhosa proporciona aos olhos do turista. Fomos passear de bondinho, para ter uma visão da cidade lá do alto. Não fomos ao  Cristo Redentor pois  estava encoberto e daí não vale a pena subir pra ver nuvens...Gostaríamos de ficar pelo menos uma noite na capital pra conhecermos outros lugares, mas os hotéis estavam lotados pois era o final de semana do Rock in Rio...

praia do Leme
          Saímos da capital por volta das 3 horas da tarde. Fomos pela 101 e a distância é mais ou menos 150 km da capital. Chegamos pelas 6 horas da tarde na nossa hospedagem, a casa da minha tia na praia do Peró. Fomos descansar cedo,  pois a viagem foi bastante longa naquele dia. E no outro dia queríamos  estar bem dispostos para conhecermos Armação de Búzios.

       Búzios é uma jóia do mar...é uma península com várias praias belíssimas e possui fama internacional , principalmente desde que  a atriz francesa Brigite Bardot passou por lá em 1960. Munidos de mapas impressos, GPS e vontade de tirar muitas fotos bonitas, fomos indo de praia em praia para conhecermos pelo menos a maioria. Começamos pela direita, pela praia do Geribá, que é bem famosa e palco do mais tradicional Reveillon de Búzios. Depois Ferradurinha, que eu achei a praia mais linda de Búzios, já que o meu estilo é praia pequena, sem ondas e sem muita gente...A praia da Ferradura, é bem como o nome diz, pois tem o formato de uma ferradura e também é bem procurada...a praia do Forno eu também amei... ela tem areia vermelha e piscinas naturais...João Fernando e João Fernandinho são super badaladas..tem muitos hotéis de luxo e restaurantes..Tem  também a praia dos Ossos que é sede de um iate clube com muitos barcos e é através dessa praia que você chega a pé às praias de Azeda e Azedinha...Depois chegamos ao centro de Búzios onde a sua rua de pedra é um charme...com muitas lojas de luxo, roupas de grife  e restaurantes estilo chique-rústico.Almoçamos num restaurante de frente para o pier principal na praia da Armação e depois elegemos a praia do Forno pra passarmos a tarde...
Ferradurinha - uma das mais bonitas



tem formações rochosas de origem vulcânica



estátua da Brigite Bardot na orla de Búzios



praia do Forno

        Tínhamos mais um dia e queríamos conhecer Cabo Frio...Aproveitamos minha tia como guia e ela, profunda conhecedora do Cabo, nos mostrou várias praias belíssimas. A praia do Forte, que é a principal da cidade, tem 8 km de extenção, tem areia bem branquinha e ondas fortes..é bem urbanizada, tem um longo calçadão onde há diversos bares e quiosques...Fomos ao Forte São Mateus que fica no canto esquerdo  da praia, foi contruído em 1620 para defender a costa brasileira.Tiramos fotos muito lindas nesse canto da praia .Nesse lugar a água é muito limpa e calma. Mas não tomamos  banho na praia pois estava um pouco frio e nublado. Fomos no bairro da Passagem, primeiro bairro de Cabo Frio e que conserva as características de sua fundação no século 17. Ali fica a igreja de São Benedito, construida em 1701. Não deu tempo pra irmos na famosa rua dos bíquinis, que está  registrada no Guiness Book como a maior concentração de lojas de bíquinis numa única rua...mas fica para a próxima vez.

canto esquerdo da praia do Forte



visão do Forte 

Bairro da Passagem - Cabo Frio


         O Rio de Janeiro não tem apenas a capital  maravilhosa...o seu litoral é fantástico, tanto para o norte como para o sul...Precisaríamos de muitos verões para conhecermos tudo...Sorte dos fluminenses que tem o privilégio de dar um pulinho nesses lugares num fim de semana ou num feriado prolongado. A nós, todos os outros que não moram no Rio, resta apenas admirar as fotos e relembrar com saudades cada cenário que teve a oportunidade de conhecer...


















9 comentários:

Meg disse...

Gostei amei as dicas e as fotos de vocês beijo grande. Meg

Mariana Viagens disse...

A beleza natural que só destinos como esses podem proporcionar são inigualáveis , Parabéns pelo texto e fotos maravilhosas.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Qual pousada/hotel vocês ficaram hospedados na praia Biscaia??
Obrigada

Cristiane Ribeiro disse...

Olá! Ficamos na pousada das Bromélias...muito boa e aconchegante!!!

Unknown disse...

Querem ficar em minha casa ?
Moro na divisa com Niterói, em São Gonçalo. No meio de tudo. 15 minutos da capital, 1:30 de búzios, 2hs de angra.
Abs para todos e parabéns por conhecer meu,lindo estado.
Não cobro nada. Somente amizade. Eu , minha esposa e meus baixinhos.
Meu email: jorgehenrique@oi.com.br.

Unknown disse...

òtimo comentário com mts dicas para serem aproveitadas, principalmente para nós que queremos fazer um roteiro bem parecido.

abraços...

Fabioprofessorbh@hotmail.com



Anônimo disse...

Búzios é maravilhoso fiquei 5 dias não vejo a hora de voltar.

landa disse...

Estou indo com minha família janeiro agora, quero muito ir em Búzios e Angra, porque não tenho conhecimento por lá, estou a criar para ver onde ir com minha família

Unknown disse...

Que lugar lindo